NOVO AUDI E-TRON
Carregado de emoção o e-tron é o primeiro modelo totalmente elétrico a ser produzido em série pela Audi. Um SUV de grande porte com silhueta expressiva, capaz de oferecer autonomia de alto nível para uso no dia a dia. Equipado com dois motores elétricos, silenciosos e de emissões neutras de CO₂, ele é capaz de produzir 300kW (equivalente a 408 cavalos) e sua autonomia é de até 436 quilômetros (WLTP*).
*World Harmonised Light Vehicle Test Procedure.
Nele a Audi introduz uma nova geração do sistema quatro: tração integral elétrica.
O novo sistema regula de forma contínua e totalmente variável a distribuição ideal do torque entre os dois eixos, em milésimos de segundo. Na maioria dos casos, o Audi e-tron usa principalmente o motor elétrico traseiro para mais eficiência. Caso o condutor precise de mais potência, a tração elétrica nas quatro rodas redistribui o torque, conforme necessário, ao eixo dianteiro. Esta distribuição também acontece de forma preventiva, evitando que o carro derrape em pisos escorregadios ou em curvas em alta velocidade.
Vários sistemas de assistência tornam a condução ainda mais prazerosa. O assistente de eficiência, por exemplo, com dicas preditivas no Audi Virtual Cockpit Plus e recuperação automática, ajuda a dirigir de modo mais econômico. Por trás de todos os sistemas de assistência está o controlador central de assistência ao condutor, que calcula de modo contínuo um modelo preciso das condições ao redor.
Sendo 100% elétrico conta com dois motores que rapidamente permitem acelerar o SUV de 0 a 100 km/h em 5,7s, tornando a performance no momento de arranque equivalente a de um esportivo. O novo sistema elétrico quattro proporciona uma tração e dinâmica otimizadas em todas as situações, ou seja, perfeito para o dia a dia e extremamente seguro e ágil em off-road. O sistema quattro é acionado automaticamente sempre que necessário, distribuindo o torque conforme a situação e tornando a condução prazerosa em qualquer terreno.
A longa autonomia deve-se principalmente ao inovador sistema de recuperação, que é responsável por até 30% do seu valor total. E, em mais de 90% do tempo, o Audi e-tron a recupera apenas por meio dos motores elétricos. Em combinação com um novo conceito de atuação eletro-hidráulico que a Audi utiliza, sendo a primeira montadora a fazê-lo num veículo de produção em série com propulsão elétrica.